AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: OS DESAFIOS DOS NOVOS ESPAÇOS DE ENSINAR E APRENDER E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR

Fábio da Purificação de Bastos, Taís Fim Alberti, Mara Denize Mazzardo

Resumo


Este trabalho relata uma experiência de um curso de formação para professores da
educação básica, mediado por um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA).
Considerando o aprender sempre, a investigação e a análise reflexiva das práticas
pedagógicas rotineiras, os avanços tecnológicos, os conhecimentos e informações de
todas as áreas, a Formação Continuada para os Professores torna-se imperiosa. A
Educação a Distância, via Internet, começa a ocasionar mudanças em todos os níveis de
ensino. Os AVEA representam novas oportunidades de ensino-aprendizagem, pois
comportam um grande número de informações, disponibilidade e acesso, independente
de horários preestabelecidos e distâncias geográficas, possibilitam interação através de
comunicação síncrona e assíncrona entre os participantes e trabalho colaborativo. O
objetivo principal foi investigar, através da Investigação Ação Escolar (IAE), as
potencialidades dos AVEA na formação continuada de professores, bem como, a
prática escolar mediada pela tecnologia informática. Para concretizar os objetivos,
montamos um curso – “Produção de Material Didático Através da Internet – O Saber e
o Saber Ensinável”, acoplando as modalidades presencial e a distância. Os resultados
apontam os AVEA como um recurso potencializador das situações de formação, pois
possibilitam aos professores continuarem aprendendo sem afastar-se de suas atividades
profissionais, desenvolvendo um trabalho de forma colaborativa, dialógica e
problematizadora.

Palavras-chave


Formação de Professores, Ambientes Virtuais de Ensino- Aprendizagem, Investigação Ação-Escolar

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13740

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br