PAT: um agente pedagógico animado para interagir efetivamente com o aluno
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13738Resumo
Este trabalho apresenta um agente pedagógico animado, chamado Pat, quepossui o objetivo de fornecer suporte emocional ao aluno: motivando-o e encorajandoo,
fazendo-o acreditar em suas próprias habilidades e promovendo um estado de
espírito mais positivo no aluno que, de acordo com psicólogos e pedagogos, é melhor
para o seu aprendizado. Este suporte do agente, suas táticas afetivas, é expresso
através de comportamentos emotivos e mensagens de encorajamento do personagem
animado. Para escolher as táticas afetivas adequadas, o agente deve conhecer as
emoções do aluno. O agente proposto infere as seguintes emoções do aluno:
alegria/tristeza, satisfação/frustração, raiva/gratidão e vergonha a partir do
comportamento observável do aluno, isto é, das ações do aluno na interface do sistema
educacional. A inferência das emoções é fundamentada psicologicamente na
abordagem cognitiva das emoções. Mais especificamente, nós usamos o modelo OCC
o qual é baseado na abordagem cognitiva das emoções e é possível de ser
implementado computacionalmente. Devido a natureza dinâmica da informação sobre
o estado afetivo do aluno, nós adotamos uma abordagem BDI para implementar o
modelo afetivo do usuário e o diagnóstico afetivo. Além disso, em nosso trabalho nós
nos beneficiamos da capacidade de raciocínio do BDI para o agente inferir as
emoções do aluno.
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Publicado
2005-06-16
Como Citar
JAQUES, P. A.; VICARI, R. PAT: um agente pedagógico animado para interagir efetivamente com o aluno. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13738. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13738. Acesso em: 18 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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