REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO TEMPO: CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRUTURA SEMÂNTICA PARA O PRESENT PERFECT ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS PARA A INTERNET

Marcelo Magalhães Foohs, James White, Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Margarete Axt

Resumo


O propósito deste artigo é relatar os resultados de um estudo piloto conduzido
em maio de 2003. O estudo teve a finalidade de testar um modelo de pesquisa inspirado
em Kost et alii (1999) e os instrumentos de coleta que posteriormente serão utilizados
em uma pesquisa sobre os efeitos da representação gráfica do tempo na compreensão e
retenção dos usos do present perfect da língua inglesa e de seu contraste com outros
tempos, com utilização de tecnologias interativas para a internet aplicadas ao ensino a
distância. Os participantes do grupo experimental "Texto+Gráfico" obtiveram
resultados significativamente superiores aos participantes do grupo "Somente Texto" no
pós-teste deslocado, F(1,14)=4.82, p=0.0486<0.05, d=1.17, indicando que os estudantes
daquela condição retiveram mais eficazmente o conteúdo estudado no período de
tratamento.

Palavras-chave


ensino a distância, multimídia, gráficos, gramática da língua inglesa

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13735

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br