Integrando conhecimentos, aproximando disciplinas: a importância do Design e da Ergonomia no projeto e no desenvolvimento de softwares educacionais

Gabriela Trindade Perry, Agostinho Serrano Andrade Neto, Fernando Gonçalves Amaral

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar à comunidade que desenvolve softwares
educacionais algumas técnicas e princípios ergonômicos e de design, que têm a
importante função de integrar os conhecimentos dos diversos membros da equipe e dos
usuários. É sustentado que o papel do design não se resume à especificação gráfica dos
componentes da interface, da mesma forma que a Ergonomia não se resume ao emprego
de checklists. Desta forma, será feito um panorama de técnicas e procedimentos,
organizados em relação ao momento indicado ao uso: projeto, implementação e
avaliação.

Palavras-chave


design de interface, avaliação formativa de interface, técnicas de design, ergonomia, e interação homem-computador

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13733

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br