A CONCEPÇÃO DO ALUNO SOBRE A PRÓPRIA APRENDIZAGEM AO UTILIZAR AMBIENTES VIRTUAIS

Alexandra Lorandi Macedo, Patricia Behar

Resumo


O presente artigo aborda a concepção do aluno sobre a própria aprendizagem
ao utilizar ambientes virtuais e, para isso, considera as vivências do sujeito neste tipo de
ambiente. A plataforma ROODA sustentou a coleta de dados que foi realizada com
alunos do curso de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande
do Sul (UFRGS). A teoria de Jean Piaget foi o referencial utilizado durante o
desenvolvimento da pesquisa. As conclusões apontam para uma concepção de
aprendizagem que ultrapassa a simples utilização do virtual e indica, como significativo,
o trabalho que atinge diretamente as estruturas cognitivas.

Palavras-chave


aprendizagem, ambiente virtual, educação a distância

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13730

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br