A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Autores

  • Valdinei Marcolla UFPEL
  • Tania Maria Esperon Porto UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13723

Palavras-chave:

Ensino Superior, Tecnologia de Informática e Formação de Professores

Resumo

Essa pesquisa é fruto das seguintes indagações: Os professores e os alunos dos cursos de Licenciatura
consideram relevante a presença de tecnologias de informática no decorrer da formação docente? Como
docentes e discentes avaliam os Laboratórios de Informática da Graduação disponibilizados pela
universidade? A partir dessas questões investigou-se como alunos e professores dos cursos de
Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lidam com a tecnologia informática e/ou digital
(computador, interfaces e Internet) no contexto dos Laboratórios de Informática da Graduação (LIGs).
Para tanto, a investigou-se os LIGs sediados nos Institutos de Ciências Humanas, Ciências Biológicas e
Física e Matemática, utilizando-se para tal um questionário virtual, observações e entrevistas. Assim
sendo, os resultados do trabalho apontam dois pontos chaves: a estruturação tecnológica da universidade;
e a visão de professores e alunos sobre a inserção das tecnologias de informática no contexto educacional
da UFPel.

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Publicado

2004-03-25

Como Citar

MARCOLLA, V.; PORTO, T. M. E. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2004. DOI: 10.22456/1679-1916.13723. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13723. Acesso em: 28 mar. 2024.