Abordagem Ergonômica de Avaliação de Websites no âmbito da Educação à Distância

Autores

  • Doris Simone Reitz
  • Fernando Gonçalves Amaral
  • Walter de Abreu Cybis

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13683

Palavras-chave:

critérios ergonômicos, usabilidade, educação à distância, websites.

Resumo

As instituições de ensino estão em busca de conhecimentos sobre suas necessidades e
oportunidades para a aprendizagem à distância. Para tanto, verifica-se a necessidade de
cuidados relativos à qualidade das interações neste âmbito disponibilizadas na web. Este
estudo apresenta a aplicação de uma metodologia de avaliação qualitativa para medir a
usabilidade de websites de Educação à Distância (EaD) na tecnologia de Web Based
Training (WBT). O método de inspeção é baseado em recomendações ergonômicas
específicas ao ambiente de EaD, compiladas conforme os Critérios Ergonômicos (CE) e
Componentes de Interação Homem-Computador. Os resultados são apresentados sob
forma de recomendações ergonômicas para o reprojeto do website, visando a melhoria
da qualidade de interação do usuário com a interface.

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Publicado

2004-11-14

Como Citar

REITZ, D. S.; AMARAL, F. G.; CYBIS, W. de A. Abordagem Ergonômica de Avaliação de Websites no âmbito da Educação à Distância. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 2, n. 2, 2004. DOI: 10.22456/1679-1916.13683. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13683. Acesso em: 28 mar. 2024.