Abordagem Ergonômica de Avaliação de Websites no âmbito da Educação à Distância

Doris Simone Reitz, Fernando Gonçalves Amaral, Walter de Abreu Cybis

Resumo


As instituições de ensino estão em busca de conhecimentos sobre suas necessidades e
oportunidades para a aprendizagem à distância. Para tanto, verifica-se a necessidade de
cuidados relativos à qualidade das interações neste âmbito disponibilizadas na web. Este
estudo apresenta a aplicação de uma metodologia de avaliação qualitativa para medir a
usabilidade de websites de Educação à Distância (EaD) na tecnologia de Web Based
Training (WBT). O método de inspeção é baseado em recomendações ergonômicas
específicas ao ambiente de EaD, compiladas conforme os Critérios Ergonômicos (CE) e
Componentes de Interação Homem-Computador. Os resultados são apresentados sob
forma de recomendações ergonômicas para o reprojeto do website, visando a melhoria
da qualidade de interação do usuário com a interface.

Palavras-chave


critérios ergonômicos, usabilidade, educação à distância, websites.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13683

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br