Laboratório de Línguas a Distância na UERGS: a constituição de novos domínios de aprendizagem

Autores

  • Maria Lucia Carneiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cleci Maraschin

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13634

Palavras-chave:

educação a distância, videoconferência, ambientes de aprendizagem

Resumo

O Laboratório de Línguas a Distância da UERGS foi implantado com o apoio de instituições de ensino de línguas, através de convênios de cooperação, O projeto-piloto foi desenvolvido no período de outubro a dezembro de 2002, oferecendo cursos de italiano e inglês para sete Unidades da UERGS e a Reitoria. A idéia de um piloto surgiu da necessidade de tanto os Institutos envolvidos quanto a própria UERGS conhecerem melhor todo o processo que envolve um curso a distância. As aulas foram desenvolvidas através de encontros semanais, via videoconferência, apoiadas pelo uso do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc, A observação dos cursos de línguas desenvolvidos permitiu avaliar os acoplamentos tecnológicos estabelecidos em uma experiência de ensino, tradicionalmente centrada no professor e utilizando tanto os recursos para apoio à comunicação oferecidos pelo TelEduc quanto o uso da videoconferência.

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Publicado

2003-02-28

Como Citar

CARNEIRO, M. L.; MARASCHIN, C. Laboratório de Línguas a Distância na UERGS: a constituição de novos domínios de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 1, 2003. DOI: 10.22456/1679-1916.13634. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13634. Acesso em: 28 mar. 2024.