Linhas de Fuga no Processo Artístico com a Tecnologia Digital

Autores

  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eny Maria Moraes Schuh Artes/UFRGS
  • Margarete Axt FACED/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13622

Palavras-chave:

processo artístico, tecnologia digital

Resumo

Este trabalho enfoca os agenciamentos desencadeados em sala de aula pela promoção da heterogeneidade de modos de ação, produção e referências no plano de composição, de acordo com a filosofia de Gilles Deleuze. A interface de encontro dos processos artísticos com a utilização da tecnologia digital, dos alunos da graduação, partiu sempre da hibridação dos processos de criação e fruição em pequenos grupos. A cartografia, como metodologia, serviu de lente de aproximação e de afastamento dos acontecimentos vividos em sala de aula, permitindonos acompanhar as derivas dos agenciamentos que se esboçavam, dobravam e redobravam nas hibridações dos processos artísticos com a tecnologia digital, desvelando linhas de fuga no contínuo redemoinho que envolve a criação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vice-Diretora do CINTED - UFRGS

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

DELEUZE, Gilles. O Mistério de Ariana. Lisboa: Vega, 1996.

______ . Diferenca e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, Gilles & PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. O que é Filosofia? Rio de Janeiro: Ed.

, 1997. 2ª ed.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e

esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995a. v.1

.

FREIRE, Cristina. Poéticas do Processo: arte conceitual no museu. São Paulo:

Iluminuras, 1999.

GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,

GOMBRICH, E. H. Arte e Ilusão; um estudo da psicologia da representação

pictórica. São Paulo: martins Fontes, 1986.

LOVINK, Geert. La Importância de ser un Medio: o una pequeña red en un

grand mundo. El Paseante, Madrid, n. 27-28, p.32-33, 1998.

MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário: o desafio das poéticas

tecnológicas. São Paulo: EDUSP, 1993.

PAREYSON, Luigi. Estética: teoria da formatividade. Petrópolis, RJ: Vozes,

SCHUCH, Eny M. M. e AXT, Margarete. A Interatividade da Construção

Artística. Porto Alegre: 51ª Reunião Anual da SBPC, 1999.

SCHUCH, Eny M. M.; AXT, Margarete; TAROUCO, Liane M. R.

Aprendizagem Interativa no Espaço Tridimensional em Artes Visuais.

Curitiba: X Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1999.

SCHUCH, Eny M. M.; TAROUCO, Liane M. R.; AXT, Margarete. Construções

Múltiplas: um ambiente com realidade virtual no processo de ensinoaprendizagem

do espaço tridimensional. Porto Alegre: II Workshop Informática na

Educação/ PGIE/ UFRGS, 1999.

Downloads

Publicado

2003-02-28

Como Citar

TAROUCO, L. M. R.; SCHUH, E. M. M.; AXT, M. Linhas de Fuga no Processo Artístico com a Tecnologia Digital. RENOTE, Porto Alegre, v. 1, n. 1, 2003. DOI: 10.22456/1679-1916.13622. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13622. Acesso em: 21 maio. 2022.