Linhas de Fuga no Processo Artístico com a Tecnologia Digital

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Eny Maria Moraes Schuh, Margarete Axt

Resumo


Este trabalho enfoca os agenciamentos desencadeados em sala de aula pela promoção da heterogeneidade de modos de ação, produção e referências no plano de composição, de acordo com a filosofia de Gilles Deleuze. A interface de encontro dos processos artísticos com a utilização da tecnologia digital, dos alunos da graduação, partiu sempre da hibridação dos processos de criação e fruição em pequenos grupos. A cartografia, como metodologia, serviu de lente de aproximação e de afastamento dos acontecimentos vividos em sala de aula, permitindonos acompanhar as derivas dos agenciamentos que se esboçavam, dobravam e redobravam nas hibridações dos processos artísticos com a tecnologia digital, desvelando linhas de fuga no contínuo redemoinho que envolve a criação.


Palavras-chave


processo artístico, tecnologia digital

Texto completo:

PDF PPT

Referências


ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

DELEUZE, Gilles. O Mistério de Ariana. Lisboa: Vega, 1996.

______ . Diferenca e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, Gilles & PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. O que é Filosofia? Rio de Janeiro: Ed.

, 1997. 2ª ed.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e

esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995a. v.1

.

FREIRE, Cristina. Poéticas do Processo: arte conceitual no museu. São Paulo:

Iluminuras, 1999.

GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,

GOMBRICH, E. H. Arte e Ilusão; um estudo da psicologia da representação

pictórica. São Paulo: martins Fontes, 1986.

LOVINK, Geert. La Importância de ser un Medio: o una pequeña red en un

grand mundo. El Paseante, Madrid, n. 27-28, p.32-33, 1998.

MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário: o desafio das poéticas

tecnológicas. São Paulo: EDUSP, 1993.

PAREYSON, Luigi. Estética: teoria da formatividade. Petrópolis, RJ: Vozes,

SCHUCH, Eny M. M. e AXT, Margarete. A Interatividade da Construção

Artística. Porto Alegre: 51ª Reunião Anual da SBPC, 1999.

SCHUCH, Eny M. M.; AXT, Margarete; TAROUCO, Liane M. R.

Aprendizagem Interativa no Espaço Tridimensional em Artes Visuais.

Curitiba: X Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1999.

SCHUCH, Eny M. M.; TAROUCO, Liane M. R.; AXT, Margarete. Construções

Múltiplas: um ambiente com realidade virtual no processo de ensinoaprendizagem

do espaço tridimensional. Porto Alegre: II Workshop Informática na

Educação/ PGIE/ UFRGS, 1999.




DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13622

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br