O uso da webcam na educação

Maurício José Viana Amorim, Magda Bercht

Resumo


Este artigo apresenta algumas formas de utilização das câmeras de vídeos
acopladas a computadores, as webcams, na educação sob a ótica do
apoio ao professor, aos processos pedagógicos e de apoio ao aluno. Discute o uso de
tal tecnologia para a verificação da motivação entre outros aspectos afetivos. A base
que fundamenta esta discussão está no fato de que os estados afetivos do aluno podem
contribuir com a aprendizagem. O modelo de reconhecimentos de emoções através do
mapeamento de expressões faciais proposto por Ekman é apresentado e sua aplicação
nas áreas da Computação Afetiva e da Educação é observada sob o ponto de vista das
tecnologias envolvidas e principalmente das perspectivas que esta forma de interação
pode suscitar.

Palavras-chave


Computação Afetiva, Reconhecimento de Emoções em Expressões Faciais, Educação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13598

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br