Softwares educativos: uma proposta de recurso pedagógico para o trabalho de reforço das habilidades de leitura e escrita com alunos dos anos iniciais

Lisandra Locatelli PEREIRA, André Zanki CORDENONSI

Resumo


Este artigo trata do uso de tecnologias digitais em atividades didáticas de
reforço escolar com alunos dos anos iniciais, que estão em processo de alfabetização. A
importância dos materiais educativos digitais e das práticas pedagógicas inovadoras
surge como meios para potencializar o processo das habilidades de leitura e escrita. As
tecnologias de informação e comunicação – TICs trazem contribuições à produção
escrita e à leitura prazerosa apontando novos horizontes para a formação de uma
sociedade de leitores e escritores. Por tratar-se de uma nova forma de expressão do
pensamento e interação, a incorporação desses recursos à educação é objeto de
investigação principalmente pelos avanços dos processos cognitivos que suscitam.

Palavras-chave


Softwares Educativos; Reforço; Habilidades de leitura e escrita

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13587

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br