Explorando a geometria dos pisos e dos frisos por meio do software geogebra

Autores

  • Gicele da Rocha Rossi UNIFRA
  • Eleni Bisognin UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13584

Palavras-chave:

Transformações Geométricas no Plano, Recursos Computacionais, Ensino e Aprendizagem de Matemática

Resumo

O propósito desse trabalho é apresentar alguns resultados parciais de uma pesquisa do tipo qualitativa realizada com alunos da sexta série do Ensino Fundamental, utilizando-se a Engenharia Didática. Foram abordadas as transformações geométricas no plano tais como, reflexões, translações e rotações com o objetivo de analisar as contribuições da utilização de um programa computacional, como o GeoGebra, para o ensino de Matemática. Com esse propósito, foi elaborada uma página html contendo atividades referentes a esses tópicos. Pôde-se inferir, da análise dos resultados, que a utilização desses recursos computacionais propiciou a criação de um ambiente interativo em sala de aula, facilitando uma abordagem intuitiva e de experimentação da Geometria, que despertou o espírito investigativo do aluno e o tornou um participante ativo no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-21

Como Citar

ROSSI, G. da R.; BISOGNIN, E. Explorando a geometria dos pisos e dos frisos por meio do software geogebra. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 411–420, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13584. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13584. Acesso em: 28 mar. 2024.