A exploração de uma Arquitetura Pedagógica em sala de aula

Geancarlo Zanattta, Cassia Moraes, Eduardo Zimmer, Lucas Ewald, Letícia Pettenuzzo, Christianne Salbego, Vera Maria Treis Trindade

Resumo


Este artigo é resultado de uma pesquisa exploratória realizada a
partir da proposta de uma arquitetura pedagógica. Essa arquitetura
configurou a prática em sala de aula e foi realizada com 120 alunos do
ensino básico em uma escola de Porto Alegre. Sua aplicação junto aos alunos
resultou em: (1) dedicação intensiva que ultrapassou o tempo da sala de aula;
(2) interesse ampliado por criar disponibilidade para a aprendizagem; (3)
aprendizagem maximizada. A arquitetura pedagógica proposta encontrou os
desejos de nativos digitais que tem prazer em trabalhar com a web e ousadia
para aprender e recriar conhecimentos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13580

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br