A constituição de sujeitos em redes de conversações

Elenice Soares, Willian Mella Girotto, Mára Lúcia Fernandes Carneiro

Resumo


O presente artigo apresenta os primeiros indicativos para uma proposta de metodologia de análise de redes de conversação. A pesquisa envolve a observação das interações e interlocuções que ocorrem em fóruns de discussão de cursos realizados a distância, com o apoio de um ambiente virtual de aprendizagem, buscando identificar inicialmente quais as características ou temas que apontam para a constituição de redes de conversação, a partir do conceito de conversa proposto por Humberto Maturana. A pesquisa pretende, a partir de seus resultados, indicar algumas orientações de atividades e procedimentos a serem adotados em cursos de formação de tutores e professores online.


Palavras-chave


: redes de conversação, educação a distância, ambientes virtuais de aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13559

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br