Autoria e empacotamento de conteúdos

Autores

  • Alessandra Pereira Rodrigues UFRGS
  • Mary Lúcia Pedroso Konrath UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco UFRGS
  • Adelina Mezzari UFRGS e UFCSPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13503

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa que investiga ferramentas de autoria, as quais permitem a construção de conteúdos e seu empacotamento para uso e reuso em diferentes contextos e por diferentes sujeitos, buscando atender os objetivos pedagógicos de uma unidade de aprendizagem, assim como atendendo às necessidades educacionais de seus alunos. Este estudo foi realizado através de experiências de empacotamento de Objetos de Aprendizagem (OAs) a partir de alguns dos padrões apresentados, exploração da ferramenta de autoria eXe para produção e integração de um OA no ambiente Moodle. A questão central de pesquisa buscou estudar o comportamento dos OAs produzidos pelas ferramentas de autoria investigadas frente ao LMS Moodle. Como principais resultados têm-se que as ferramentas de autoria estudadas permitem o encapsulamento de objetos em pelo menos um dos padrões, SCORM ou IMS, através de opções de exportação disponíveis nas próprias ferramentas. Os OAs disponibilizados nestes formatos facilitam a produção, reuso, rastreamento e gerenciamento quanto ao acesso dos alunos, assim como possibilitam a adaptação pelo professor a diferentes contextos e situações de aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-21

Como Citar

RODRIGUES, A. P.; KONRATH, M. L. P.; TAROUCO, L. M. R.; MEZZARI, A. Autoria e empacotamento de conteúdos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 11–23, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13503. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13503. Acesso em: 28 mar. 2024.