Tecnologias no trabalho docente: Um olhar para o processo cognitivo de construção de estratégias pedagógicas

Ana Beatriz Michels, Ângela de Moura Ferreira Danilevicz, Rosane Aragón

Resumo


O contexto educacional vigente vem exigindo das instituições de ensino e dos docentes uma busca constante pela inovação, sendo necessário um repensar da formação continuada e, em especial, da prática pedagógica. O presente artigo propõe um modelo para compreensão do processo cognitivo de construção de estratégias educacionais pelos docentes. O modelo foi construído com base no constructo Piagetiano dos possíveis, a partir de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, na qual foram analisadas as vivências de docentes em
duas arquiteturas pedagógicas aplicadas numa formação continuada online. Através de um processo evolutivo e não-linear, o modelo permite ao docente buscar heurísticas para abrirse a novos possíveis, de acordo com os desafios que vivencia, estimulando-o a se reinventar em prol de uma educação emergente.


Palavras-chave


estratégia pedagógica, arquitetura pedagógica, formação continuada online, possível cognitivo

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.118548

Direitos autorais 2021 Ana Beatriz Michels, Ângela de Moura Ferreira Danilevicz, Rosane Aragón



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br