Manipulação e visualização de superfícies quádricas por meio de modelos impressos em 3D e modelos digitais

Érika Maria Chioca Lopes, Edson Agustini, Rosana Sueli da Motta Jafelice, Arlindo José de Souza Junior

Resumo


Neste artigo, apresentam-se resultados de uma pesquisa aplicada cujos dados empíricos foram obtidos de uma experiência pedagógica usando tecnologias digitais com 17 estudantes do Ensino Superior. O objetivo é compreender as possibilidades que a atividade experimental, desenvolvida com a utilização de modelos de superfícies quádricas produzidos em impressora 3D, trazem ao processo de ensinar e aprender Geometria Analítica. Os dados da pesquisa advieram de entrevistas concedidas pelos participantes da experiência, além de consulta aos arquivos e documentos da proposta. Na atividade didática, os estudantes se envolveram na manipulação, visualização e interpretação sobre formatos, medidas, posições e propriedades das superfícies. Os resultados permitiram a elaboração de uma proposta baseada em experimentações em um applet no GeoGebra, que possibilita integrar as explorações em modelos digitais de superfícies quádricas ao trabalho com modelos impressos em 3D.

Palavras-chave


impressora 3D, geogebra, superfícies quádricas, geometria analítica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.118529

Direitos autorais 2021 Érika Maria Chioca Lopes, Edson Agustini, Rosana Sueli da Motta Jafelice, Arlindo José de Souza Junior



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br