Mineracão de dados da educação básica brasileira usando as bases do INEP: Uma revisão sistemática da literatura

Raimundo de Castro Soares, Nelson Weber Neto, Luciano Reis Coutinho, Francisco José da Silva e Silva, Davi Viana dos Santos, Ariel Soares Teles

Resumo


A análise de problemas educacionais brasileiros através da mineração de dados
tem se tornado cada vez mais presente em estudos científicos. Neste contexto, esta Revisão Sistemática da Literatura (RSL) tem o objetivo de identificar os estudos focados em minerar os dados da educação básica brasileira produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (INEP). Os artigos foram obtidos por meio de buscas em fontes de artigos nacionais e internacionais, retornando um total de 410 estudos, dos quais 19 atenderam aos critérios de seleção. Adicionalmente, buscou-se entender como ocorre o processo de mineração desses dados. Os resultados mostram que os pesquisadores se interessam por esses dados para estudar os problemas da educação básica brasileira, sugerindo melhorias e tomadas de decisão para abordá-los.


Palavras-chave


Mineração de Dados, INEP, IDEP, SAEB, Censo Escolar, Indicadores Educacionais

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.118526

Direitos autorais 2021 Raimundo de Castro Soares, Nelson Weber Neto, Luciano Reis Coutinho, Francisco José da Silva e Silva, Davi Viana dos Santos, Ariel Soares Teles



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br