Aspectos de qualidade em jogos sérios digitais

Mateus A. Sousa e Silva, André Barros de Sales, Fabiana Freitas Mendes

Resumo


Os jogos vêm ganhando cada vez mais espaço como uma ferramenta
pedagógica em diversas áreas de conhecimento. Nesse contexto, é importante ressaltar que é necessário um processo robusto de desenvolvimento centrado no jogador, cujas características e experiências almejadas pelo usuário tenham o maior foco. Para isso, este artigo objetiva analisar os aspectos de qualidade em jogos sérios digitais para apoiar o processo de ensino e aprendizagem de estudantes da área de Ciência da Computação. Os aspectos são os requisitos de qualidade do jogo e a experiência do usuário (jogador). Foi realizado um survey a fim de entender a relevância destes aspectos. Houveram 166 participantes e a partir das respostas deles, foi elaborado um ranking dos requisitos de qualidade e experiência do jogador mais importantes para a amostra. No aspecto de requisitos de qualidade os dois principais foram e jogo ter um design atraente e oferecer feedback enquanto para a experiência do jogador foram o jogo gerar o sentimento de satisfação em jogar e aprender e produzir o sentimento de confiança que o próprio jogador vai aprender o conteúdo proposto pelo jogo.


Palavras-chave


Jogos Sérios, Jogos para Aprendizagem, Requisitos Qualidade, Experiência do Usuário

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.118428

Direitos autorais 2021 Mateus A. Sousa e Silva, André Barros de Sales, Fabiana Freitas Mendes



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br