Pensamento Computacional e o Ensino de Matemática no Brasil: Um Mapeamento Sistemático

Mariana Almeida Ferreira, Ana Emília Victor Barbosa Coutinho, Brauner Gonçalves Coutinho

Resumo


No Brasil, o desenvolvimento do Pensamento Computacional associado ao ensino de Matemática está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2018. Anteriormente, alguns estudos brasileiros com esta temática já vinham sendo desenvolvidos. O presente artigo visa realizar um mapeamento sistemático com os trabalhos publicados nos últimos cinco anos, em português, que relacionem o Pensamento Computacional com o ensino de Matemática. Os resultados indicam um aumento significativo no número de trabalhos publicados no último ano, particularmente, na área de Educação Matemática. Também observou-se que a maioria dos trabalhos é voltada para Educação Básica, mais especificamente, para o Ensino Fundamental, e abordam um conjunto diversificado de conteúdos. Entretanto, observou-se uma carência de trabalhos mais direcionados à formação de professores de Matemática.


Palavras-chave


Pensamento computacional, ensino de matemática, mapeamento sistemático.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110300

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