Aprendizagem Baseada em Problemas aplicada à Programação de Computadores: Um Mapeamento Sistemático

Marcos da Conceição Coelho, Albertina Marília Alves Guedes

Resumo


No presente artigo são apresentados os resultados de um mapeamento sistemático que traz uma discussão e reflexão sobre Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) como uma Metodologia Ativa de ensino que pode elevar a capacidade de aprendizagem na disciplina de Programação. Esse estudo teve como principal objetivo identificar as contribuições e desafios da ABP no ensino de Programação. Foi utilizado uma string de busca em 10 mecanismos de busca, onde foram encontrados 316 estudos e selecionados 22 estudos primários (EPs) que foram utilizados para responder às questões da pesquisa. A partir dos estudos primários foram encontradas 35 contribuições e 30 desafios/dificuldades no ensino de Programação utilizando a ABP. Os resultados obtidos destacam que a maior contribuição da ABP na Programação é promover a habilidade de resolução de problemas. Além disso destacam-se a autonomia, trabalho em equipe e motivação. Por outro lado, os maiores desafios encontrados foram com relação a capacitação dos atores (professores e alunos) no processo da ABP e a exigência de maior esforço tanto dos professores quanto dos alunos. Com a realização desta pesquisa pode-se concluir que o número de estudos publicados sobre ABP na Programação tem crescido nos últimos anos e que a maior parte dos estudos primários mapeados eram voltados para alunos do ensino superior.


Palavras-chave


Aprendizagem Baseada em Problemas, Programação, Metodologias Ativas, Mapeamento Sistemático.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110298

Direitos autorais 2021 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br