Aprendizagem Baseada em Problemas aplicada à Programação de Computadores: Um Mapeamento Sistemático

Autores

  • Marcos da Conceição Coelho Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Campus Petrolina
  • Albertina Marília Alves Guedes Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Campus Petrolina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110298

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Programação, Metodologias Ativas, Mapeamento Sistemático.

Resumo

No presente artigo são apresentados os resultados de um mapeamento sistemático que traz uma discussão e reflexão sobre Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) como uma Metodologia Ativa de ensino que pode elevar a capacidade de aprendizagem na disciplina de Programação. Esse estudo teve como principal objetivo identificar as contribuições e desafios da ABP no ensino de Programação. Foi utilizado uma string de busca em 10 mecanismos de busca, onde foram encontrados 316 estudos e selecionados 22 estudos primários (EPs) que foram utilizados para responder às questões da pesquisa. A partir dos estudos primários foram encontradas 35 contribuições e 30 desafios/dificuldades no ensino de Programação utilizando a ABP. Os resultados obtidos destacam que a maior contribuição da ABP na Programação é promover a habilidade de resolução de problemas. Além disso destacam-se a autonomia, trabalho em equipe e motivação. Por outro lado, os maiores desafios encontrados foram com relação a capacitação dos atores (professores e alunos) no processo da ABP e a exigência de maior esforço tanto dos professores quanto dos alunos. Com a realização desta pesquisa pode-se concluir que o número de estudos publicados sobre ABP na Programação tem crescido nos últimos anos e que a maior parte dos estudos primários mapeados eram voltados para alunos do ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

DA CONCEIÇÃO COELHO, M.; MARÍLIA ALVES GUEDES, A. Aprendizagem Baseada em Problemas aplicada à Programação de Computadores: Um Mapeamento Sistemático. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 570–580, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110298. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110298. Acesso em: 17 maio. 2022.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC