Potencialidades do uso de aplicativos móveis no compartilhamento de estratégias contemplando à atuação profissional docente

Autores

  • Sergio Reni Tiecher UFSM
  • Ana Cláudia Oliveira Pavão UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110295

Palavras-chave:

Aplicativos. Aprendizagem móvel. Estratégias pedagógicas. Tecnologias educacionais em rede.

Resumo

A aprendizagem móvel está cada vez mais inserida no contexto educacional e tem apontado para a necessidade de utilização de novos recursos e metodologias na prática dos profissionais docentes, no que tange ao desenvolvimento e compartilhamento de conteúdo utilizados em sala de aula. Entre as possibilidades oferecidas atualmente estão os aplicativos que permitem o compartilhamento dessas estratégias de ensino. Este estudo tem como objetivo analisar como um aplicativo de compartilhamento de conteúdo pode contribuir com a prática docente. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa. Os sujeitos são professores do ensino técnico e o instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário. Foi utilizada a análise categorial para a análise dos dados, tendo sido elencadas três categorias, usabilidade, aspectos técnicos e prática pedagógica. Os resultados demonstram que ao utilizara ferramenta como estímulo na produção de unidades de estudo, os professores compartilharam o seu próprio trabalho, promovendo a troca de conteúdos e enaltecendo as características da ferramenta, em relação aos demais meios convencionais até então utilizados na produção de conteúdo. Portanto, conclui-se que a utilização de um aplicativo contribui com melhores práticas e estratégias de compartilhamento de conteúdo entre os docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

RENI TIECHER, S.; CLÁUDIA OLIVEIRA PAVÃO, A. Potencialidades do uso de aplicativos móveis no compartilhamento de estratégias contemplando à atuação profissional docente. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 551–559, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110295. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110295. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologias móveis e mobile learning na formação