Linguagem de programação por meio de smartphones possibilitando aprendizagens matemáticas

Anelise Baur Viganó, Bernarda Souza de Menezes, Marcus Basso, Márcia Rodrigues Notare

Resumo


Este trabalho observou as aprendizagens matemáticas, desenvolvidas com a apropriação da linguagem de programação no aplicativo Grasshopper. O aplicativo foi utilizado no smartphone, por alunos do ensino básico, durante oficinas realizadas de forma remota por meio de videoconferência, para estudar sequências numéricas. Tal estudo teve caráter qualitativo, determinado como pesquisa-ação, e foi realizado com cinco estudantes. A seleção destes participantes ocorreu por meio da participação efetiva nas oficinas. Para a análise das práticas, foram utilizados os referenciais teóricos de MLearning e as reflexões de Seymour Papert sobre os objetos-de-pensar-com. Observouse que o uso do Grasshopper no smartphone, possibilitou aos participantes das oficinas o desenvolvimento de saberes matemáticos, tais como a construção de leis de formação de sequências, o reconhecimento dos números pares como múltiplos de dois, as propriedades comutativa e distributivas da soma em uma equação de primeiro grau e a recursividade. Além disso, identificou-se um envolvimento dos alunos com as atividades desenvolvidas pela oficina.


Palavras-chave


Aprendizagens Matemáticas, Linguagem de Programação, Smartphones, Grasshopper.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110293

Direitos autorais 2021 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br