Sistemas de Recomendação Educacional baseados em Competências: uma revisão sistemática da literatura

Vinicius Lunkes Cezar, Roberto da Silva Araujo, Mariele de Almeida Lanes, Michele Alda Rosso Guizzo, Jacqueline Mayumi Akazaki, Cristina Alba Torezzan, Patricia Alejandra Behar, Leandro Kruge Wives

Resumo


Este artigo traz uma Revisão Sistemática da Literatura de Sistemas de Recomendação Educacionais baseados em competências, analisando os estudos primários localizados nas principais bases de dados de literatura científica e revistas nacionais. A metodologia utilizou um framework de 6 etapas, iniciando com a definição do tema central até a apresentação dos resultados do estudo. As análises demonstraram que o principal usuário da recomendação baseada em competências nos estudos publicados são alunos do ensino superior, e os itens mais recomendados são objetos de aprendizagem e atividades educacionais. Além disso, foi possível identificar ferramentas de avaliação de competências no âmbito educacional. Desse modo, o estudo pretende contribuir para o resultado de trabalhos futuros na área.


Palavras-chave


Sistemas de Recomendação Educacionais, Competências, Revisão Sistemática da Literatura.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110292

Direitos autorais 2021 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br