Ferramentas digitais para a avaliação do processo de aprendizagem: um mapeamento sistemático da literatura

Autores

  • Jaqueline Molon IFRS / PPGIE – UFRGS
  • Mariano Nicolao IFRS
  • Sérgio Roberto Kieling Franco PPGIE/PPGEdu – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110290

Palavras-chave:

Avaliação formativa, avaliação mediadora, ferramentas digitais, mapeamento sistemático.

Resumo

Considerar a avaliação como fonte para a definição de ações pedagógicas direcionadas às necessidades dos estudantes exige a adoção de estratégias e ferramentas que possam tornar essa práxis possível. Neste artigo é apresentado um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) realizado com o objetivo de identificar ferramentas digitais existentes para a avaliação da aprendizagem nas perspectivas formativa ou mediadora. A seleção dos artigos se deu por meio do Portal de Periódicos da Capes. A adoção de critérios de inclusão e exclusão resultou na seleção de 26 artigos para síntese e análise. Os resultados do MSL demonstram a existência de algumas ferramentas que avançam neste tema, no entanto se observa que a busca por recursos para a realização de uma avaliação mais individualizada e focada no desenvolvimento cognitivo dos estudantes ainda é um desafio que exige mais pesquisas na área.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

MOLON, J.; NICOLAO, M.; ROBERTO KIELING FRANCO, S. Ferramentas digitais para a avaliação do processo de aprendizagem: um mapeamento sistemático da literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 501–510, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110290. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110290. Acesso em: 17 maio. 2022.