Ferramentas digitais para a avaliação do processo de aprendizagem: um mapeamento sistemático da literatura

Jaqueline Molon, Mariano Nicolao, Sérgio Roberto Kieling Franco

Resumo


Considerar a avaliação como fonte para a definição de ações pedagógicas direcionadas às necessidades dos estudantes exige a adoção de estratégias e ferramentas que possam tornar essa práxis possível. Neste artigo é apresentado um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) realizado com o objetivo de identificar ferramentas digitais existentes para a avaliação da aprendizagem nas perspectivas formativa ou mediadora. A seleção dos artigos se deu por meio do Portal de Periódicos da Capes. A adoção de critérios de inclusão e exclusão resultou na seleção de 26 artigos para síntese e análise. Os resultados do MSL demonstram a existência de algumas ferramentas que avançam neste tema, no entanto se observa que a busca por recursos para a realização de uma avaliação mais individualizada e focada no desenvolvimento cognitivo dos estudantes ainda é um desafio que exige mais pesquisas na área.


Palavras-chave


Avaliação formativa, avaliação mediadora, ferramentas digitais, mapeamento sistemático.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110290

Direitos autorais 2021 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br