Ferramentas de Apoio ao Ensino Introdutório de Programação: um Mapeamento Sistemático

Diego Eugenio F. Pereira, Rodrigo Duarte Seabra, Adler Diniz de Souza

Resumo


Ao longo dos anos, várias ferramentas foram propostas na literatura visando auxiliar e apoiar o ensino de programação, sobretudo em disciplinas introdutórias. Essas ferramentas podem auxiliar o aprendizado dos estudantes ao mesmo tempo em que proporcionam dinamismo e inovação, contribuindo para o aumento da motivação no estudo do tema tratado e, por conseguinte, reduzindo os índices de evasão. Esta pesquisa visa analisar ferramentas educacionais de apoio ao ensino introdutório de programação por meio de um mapeamento sistemático da literatura. A principal contribuição do estudo consistiu na apresentação de uma classificação das ferramentas levantadas em nove categorias, podendo auxiliar docentes e discentes na busca de recursos mais adequados às suas necessidades.


Palavras-chave


Ensino de programação, algoritmos, cursos introdutórios, ferramentas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110289

Direitos autorais 2021 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br