Uso da tecnologia como ferramenta educativa sobre pré-natal odontológico: Uma revisão integrativa.

Autores

  • Bruna Andrade Tupinambá da Silva Mestranda em Telessaúde UERJ.
  • Maria Cardoso de Castro Berry Doutora em Odontologia UERJ.
  • Katlin Darlen Maia Professora Adjunta UERJ; Assistente da Coordenadoria Técnica de Saúde Bucal do município do Rio de Janeiro.
  • Maria Isabel de Castro de Souza Professora Titular UERJ; Coordenadora Núcleo de Teleodontologia UERJ.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110264

Palavras-chave:

Gravidez, aplicativo móvel, pré-natal, educação em saúde.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar evidências científicas que utilizaram diferentes tipos de metodologias e proposições sobre o uso de aplicativos móveis para gestantes, no contexto do pré-natal odontológico, através de uma revisão integrativa da literatura. De acordo com a metodologia PICO, a busca foi realizada entre os meses de outubro/2019 a abril/2020, nas bases de dados MedLine (via PubMed), Google Scholar e a biblioteca virtual SciELO. A pesquisa identificou um total de 484 artigos sendo 102 artigos provenientes da literatura branca e 382 artigos da literatura cinzenta. Dos 47 artigos incluídos no estudo, 33 (70%) artigos relataram o uso de aplicativos ou protótipos de aplicativos em sua metodologia e 14 artigos avaliaram somente a efetividade dos aplicativos, sem citar nenhum aplicativo específico. Em relação aos artigos que descreviam a usabilidade de aplicativos móveis no período do pré-natal, 70% concluiu que os aplicativos móveis avaliados foram capazes de desempenhar um papel importante na melhoria dos resultados em saúde e forneceram soluções adequadas para a melhoria na qualidade de atendimento no período do pré-natal. Concluiu-se através dessa revisão integrativa que existe uma escassez na literatura científica relacionada a aplicativos móveis para pré-natal odontológico sendo um campo amplo a ser explorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

ANDRADE TUPINAMBÁ DA SILVA, B.; CARDOSO DE CASTRO BERRY, M.; DARLEN MAIA, K.; ISABEL DE CASTRO DE SOUZA, M. Uso da tecnologia como ferramenta educativa sobre pré-natal odontológico: Uma revisão integrativa. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 418–427, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110264. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110264. Acesso em: 22 maio. 2022.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais