Uso de Learning Analytics sobre dados de simulados para apoio à avaliação da aprendizagem por professores e gestores

Autores

  • Adelson Menezes Portela UFAM
  • Gabriel de Souza Leitão UFAM
  • Raimundo da Silva Barreto UFAM
  • Elaine Harada Teixeira de Oliveira UFAM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110259

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem. Learning Analitycs. Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Resumo

A avaliação da aprendizagem a partir de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) traz novas oportunidades, porém produz um grande volume de dados, o que dificulta uma análise manual dos resultados dos alunos. Por esse motivo, este trabalho busca fornecer informações relevantes para professores e gestores a partir da utilização de técnicas de Learning Analytics (LA) sobre dados de simulados aplicados em um AVA. Seguindo o processo de LA e suas técnicas, foi possível visualizar em quais turmas os alunos apresentaram menor compreensão em relação à disciplina, agrupar as disciplinas conforme os valores das métricas de avaliação da aprendizagem utilizadas, assim como verificar que o tempo de resposta das questões, estipulado pelo professor, pode ter sido insuficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

MENEZES PORTELA, A.; DE SOUZA LEITÃO, G.; DA SILVA BARRETO, R.; HARADA TEIXEIRA DE OLIVEIRA, E. Uso de Learning Analytics sobre dados de simulados para apoio à avaliação da aprendizagem por professores e gestores. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 388–397, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110259. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110259. Acesso em: 24 jun. 2022.

Edição

Seção

Mineração de dados educacionais