Técnicas de Mineração de Dados para Investigação da Saúde Mental de Professores: Uma Revisão Sistemática

Cleonides Silva Dias Gusmão, Renê Pereira de Gusmão, Ivan Gomes Ferreira Júnior

Resumo


O magistério é identificado como uma profissão de alto risco, sendo a segunda profissão no ranking mundial de portadores de doenças ocupacionais. Diante disso, este estudo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura acerca da aplicação de técnicas de mineração de dados para analisar a saúde mental de professores. Para isso, foi realizado um levantamento em 4 bases de artigos científicos com 26 artigos sendo considerados relevantes. Como resultado, a Síndrome de Burnout esteve presente na maioria dos estudos, tendo como principal variável associada as características relacionadas ao ambiente de trabalho dos professores. Por fim, é importante ressaltar a escassez de estudos em relação a saúde mental de professores com a utilização de técnicas de mineração de dados, como é possível observar pela necessidade de reformulação da string de busca e inclusão de mais duas bases de dados para realização dessa pesquisa, tendo em vista o número reduzido de trabalhos encontrados.


Palavras-chave


Mineração de dados, saúde mental, professores.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110256

Direitos autorais 2021 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br