Análise de Perfis de Engajamento de Estudantes de Ensino a Distância

Autores

  • Pedro H. R. Macêdo Escola Politécnica – Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Wylliams B. Santos Escola Politécnica – Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Alexandre M. A. Maciel Escola Politécnica – Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110248

Palavras-chave:

Ambiente virtual de aprendizagem, mineração de dados educacionais, engajamento, agrupamento.

Resumo

uso de ambientes virtuais de aprendizagem permite mais interação no ensino a distância, mas ao mesmo tempo faz com que os professores tenham dificuldade em identificar seu aluno. Esse trabalho tem como objetivo detectar os perfis de engajamento dos estudantes de ensino a distância a partir de técnicas de agrupamento através dos bancos de dados de um ambiente virtual de aprendizagem. O estudo utilizou 2 algoritmos de agrupamento. Os perfis encontrados na base utilizada possuem uma fraca relação entre eles, porem, é possível detectar os traços comportamentais dos estudantes nas plataformas de ensino a distância.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

H. R. MACÊDO, P.; B. SANTOS, W.; M. A. MACIEL, A. Análise de Perfis de Engajamento de Estudantes de Ensino a Distância. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 326–335, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110248. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110248. Acesso em: 17 maio. 2022.

Edição

Seção

Mineração de dados educacionais