Raciocínio clínico do estudante de Enfermagem: análise a partir de um simulador virtual

Michele Antunes, Marta Bez, Gabriela Perry, Marie Jane Soares Carvalho

Resumo


O raciocínio clínico caracteriza-se por ser composto por um conjunto de atitudes ou hábitos, sendo classificado como habilidades e disposições cognitivas. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o raciocínio clínico dos estudantes de enfermagem a partir da aplicação de um simulador virtual, assim como identificar a perspectiva dos estudantes quanto ao seu percurso cognitivo. Trata-se de um estudo de delineamento transversal, com abordagem quantitativa , realizado com 40 estudantes em uma universidade do Sul do Brasil. A análise permitiu identificar que eles acreditam possuírem maiores conhecimentos do que foram verificados pelo simulador, no que se refere aos elementos: Capacidade de análise (p=0,039), Discernimento (p=0,004) e Conhecimento sobre o paciente (p=0,041). O ensino e a aprendizagem destas habilidades favorecem a construção da competência do estudante.


Palavras-chave


Educação em enfermagem. Simulação por computador. Pensamento crítico.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110243

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