Melhorando o Aproveitamento dos Alunos em Fundamentos de Computação e Sistemas Através de Atividades Lúdicas

Autores

  • Tadeu Moreira de Classe Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Ronney Moreira de Castro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110241

Palavras-chave:

Aprendizagem Ativa, Fundamentos de Computac¸ ˜ao, Relato de Experiência, Ludificação de Disciplina.

Resumo

Fundamentos de computação é uma disciplina básica em cursos na área de computação, sendo cursada nos períodos iniciais. Predominantemente teórica, ela apresenta novidades aos ingressantes, resultando em um nível elevado de reprovações. Diante disso, técnicas abordagens ativas despontam como solução para motivar os alunos nas aulas. Este trabalho apresenta um relato de ludificação da disciplina de fundamentos de computação entre os anos de 2016 a 2019. Neste período foram coletadas e analisadas as notas dos alunos, e aplicados questionários de opinião. Os resultados analisados apontam para uma melhoria no aproveitamento dos alunos, bem como sua satisfação em relação as práticas usadas durante o curso. Desta forma, entende-se que o uso das abordagens ativas nesta disciplina contribuiu para que os alunos a aproveitassem melhor, tivessem um bom nível de aprovação e se sentissem mais motivados a cursá-la.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

MOREIRA DE CLASSE, T.; MOREIRA DE CASTRO, R. Melhorando o Aproveitamento dos Alunos em Fundamentos de Computação e Sistemas Através de Atividades Lúdicas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 296–305, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110241. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110241. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem