Jogos Educacionais Digitais no Ensino Infantil: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Lucineide Cruz Araújo, Charles Andryê Galvão Madeira

Resumo


As crianças estão imersas na cultura digital. Mesmo antes de frequentarem a escola, fazem uso de aparatos tecnológicos com interfaces de interação sensíveis ao toque, como é o caso dos jogos digitais, muitas vezes sem mediação. Este artigo tem por objetivo investigar trabalhos que analisam como os jogos educacionais digitais estão contribuindo no processo de ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Para isso propõe uma revisão sistemática da literatura. Como resultado, verificou-se que os trabalhos analisados destacam o uso dos jogos digitais como uma importante ferramenta para a prática pedagógica e para a aprendizagem da criança, embora ainda existam lacunas de investigações no que se refere à relação dos jogos digitais com os campos de experiência citados pela BNCC, de forma que possibilite o desenvolvimento de habilidades.


Palavras-chave


Educação Infantil, Jogos Educacionais Digitais, Processo de Aprendizagem.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110238

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