Fluxo e interesse desencadeados por um jogo digital educacional, no ensino de matemática

Autores

  • Ivana Lima PPGIE / UFGRS
  • Gabriela Trindade Perry PPGIE / UFGRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110236

Palavras-chave:

Jogos digitais educacionais, fluxo, ensino de matemática

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo geral avaliar se a experiência de interesse e fluxo podem ser desencadeadas por um jogo educacional digital, comparando com uma atividade normal em sala de aula (sem computador e sem jogos). A pesquisa envolveu 89 estudantes do ensino médio noturno de uma escola pública de Porto Alegre, divididos em dois grupos: experimental – que usou o jogo “Em Busca do Santo Grau”, do tipo quiz - e controle – que realizou uma atividade de pesquisa em sala de aula. Também foram realizadas entrevistas com alguns alunos. Análises quantitativas feitas por meio do teste T de Student indicaram diferenças significativas entre os grupos controle e experimental. As análises qualitativas também evidenciaram resultados positivos, indicando interesse situacional desencadeado pela novidade e mantido pelo envolvimento na atividade, pelos alunos que utilizaram o jogo. Constatou-se que o jogo educacional teve impacto positivo no processo educativo, de maneira tal que aqueles que jogaram interagiram durante as aulas, proporcionando maior envolvimento e colaboração com os alunos que não jogaram.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

LIMA, I.; TRINDADE PERRY, G. Fluxo e interesse desencadeados por um jogo digital educacional, no ensino de matemática. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 266–275, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110236. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110236. Acesso em: 16 maio. 2022.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem