O Uso de Tecnologias eHealth Integradas a IoT como Possibilidade para Aplicação em Ambientes Educacionais: uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Denis Pohlmann Gonçalves PPGTER/UFSM
  • Roseclea Duarte Medina PPGTER/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110234

Palavras-chave:

Saúde Eletrônica, Internet das Coisas, Frequência Cardíaca, Ambiente de ensino.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática de literatura (RSL) de trabalhos que integram as temáticas de Saúde Eletrônica (eHealth) com a Internet das Coisas (IoT), direcionados para o monitoramento da frequência cardíaca de seres humanos. Tal estudo visa conhecer as características dos trabalhos, como as formas de desenvolvimento, materiais utilizados e avaliações, afim de identificar as possibilidades de aplicação em ambiente de ensino. Para a metodologia, foi utilizado o protocolo de RSL consolidado por Kitchenham (2004), realizando a triagem dos estudos com base nos elementos de pesquisa descritos neste trabalho. Como resultado, das 130 publicações acerca do tema, apenas 29 resultaram após as etapas de seleção, dentre as quais pode-se constatar na sua maioria desenvolvimento de soluções. Na questão da avaliação, cerca de 77% foram realizadas em seres humanos e 43% dos trabalhos não foram avaliados. Concluiu-se que na maioria dos estudos, as tecnologias desenvolvidas tiveram o objetivo de atender demandas de monitoramento da frequência cardíaca e eletrocardiografia (ECG), propondo sistemas de baixo custo e de usabilidade diária, fora do ambiente clínico ou hospitalar, possibilitando que estas tecnologias sejam utilizadas em ambiente de ensino, como em aulas de educação física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

POHLMANN GONÇALVES, D.; DUARTE MEDINA, R. O Uso de Tecnologias eHealth Integradas a IoT como Possibilidade para Aplicação em Ambientes Educacionais: uma revisão sistemática de literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 255–265, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110234. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110234. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Internet das Coisas aplicada ao ensino/aprendizagem