A (r)evolução da Educação 4.0 no ensino de ciências e matemática em escolas da rede estadual de ensino da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.110233Resumo
A quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0) trouxe consigo grandes mudanças em diversos segmentos da sociedade. Surge então a necessidade de profissionais com novas competências e habilidades exigidas para este novo cenário em que a linguagem computacional, a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial, os robôs e muitas outras tecnologias estão cada vez mais presentes. Para acompanhar essa evolução tecnológica surge a Educação 4.0, que consiste em um conjunto de recursos tecnológicos utilizados de maneira integrada, a partir da inteligência artificial, robótica, telecomunicação, entre outras. Diante do exposto surge a necessidade de analisar como os docentes estão acompanhando esse processo de evolução tecnológica e como as Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação podem colaborar diante desse novo contexto. Dessa forma, esta pesquisa tem por objetivo compreender como a prática docente de profissionais de ciências da natureza e matemática da rede estadual da Paraíba tem acompanhado essa (r)evolução tecnológica. A pesquisa é caracterizada como um estudo de caso e, apresenta como os professores tiveram que se (re)inventar sob a perspectiva da inovação e tecnologia, devido o atual Regime Especial de Ensino na Paraíba, em decorrência da pandemia da COVID-19.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).