Professor no comando: curso prático de desenvolvimento de chatbots para docentes

Francielli Freitas Moro, Rosa Maria Vicari, Raquel Fiori, Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Resumo


Permitir ao professor autonomia sobre a construção de sistemas para disponibilizar conteúdo e apoio aos alunos, é muito importante para aprimorar processos educacionais. Para que isto ocorra, é necessário oferecer capacitações que atendam os professores de maneira prática e objetiva. Este artigo descreve a criação, aplicação e avaliação de um curso introdutório de desenvolvimento de chatbots, utilizando o serviço Watson Assistant da IBM Cloud. O curso foi aplicado com um grupo de professores voluntários, através das plataformas Zoom e Google Classroom, utilizando o conceito de Sala de Aula Invertida. Para obtenção de resultados, foi disponibilizado um questionário online além das observações e discussões realizadas nas aulas. O questionário apresentou além da obtenção nova de conhecimento sobre chatbots e seu desenvolvimento prático, motivação e engajamento para aplicação futura das habilidades obtidas como apoio ao conteúdo disponibilizado em sala ou no ambiente e-learning.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110232

Direitos autorais 2021 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br