Uma Metodologia para Avaliação de Recursos Off-line em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Flávia Linhalis, Ayla C. Pereira Machado, Lucas E. de Lima Vascon, André C. da Silva

Resumo


Desde meados março de 2020, estamos vivenciando no Brasil um isolamento social em decorrência da pandemia Covid-19. Uma das medidas para o enfrentamento da pandemia foi a suspensão das aulas presenciais. Discussões acerca da continuação das aulas apontaram para o emprego de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), o que salientou o desafio de dar oportunidades de acesso à tecnologia e ao conhecimento a todos, pois, muitas vezes, o acesso à Internet se dá por uma rede intermitente. Nesse caso, a escolha de plataformas que possibilitam o estudo off-line pode fazer a diferença para um público significativo. Neste artigo, uma metodologia para avaliar recursos off-line de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) foi criada, uma solução que pode ajudar professores e gestores de instituições de ensino na escolha de uma plataforma mais inclusiva. A metodologia foi avaliada com dois AVAs amplamente adotados durante a pandemia - o Moodle e o Google Classroom. Os resultados mostram que o Moodle está bem mais preparado para situações onde há instabilidade no acesso à rede.


Palavras-chave


Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA); off-line; avaliação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110228

Direitos autorais 2021 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br