Explorando uma colmeia: uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D

Autores

  • Débora Silva Soares PPGEMAT/IME/UFRGS
  • Márcia Rodrigues Notare PPGEMAT/IME/UFRGS
  • Matheus Faria de Moraes IME/UFRGS,

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110213

Palavras-chave:

Modelagem matemática, matemática dinâmica, alvéolo da colmeia, problemas de otimização

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre possibilidades de trabalho com um modelo matemático dinâmico em sala de aula e potencialidades do software GeoGebra nestes possíveis cenários. Para isso, consideramos um modelo matemático dinâmico para o problema de otimização da superfície do alvéolo de uma colmeia de abelhas. A discussão do potencial didático da proposta é realizada à luz de referencial teórico sobre modelagem matemática e sobre a utilização de tecnologias digitais, em especial a matemática dinâmica. Três possibilidades de trabalho com o modelo são abordadas: Aplicações, Análise de Modelos e Modelagem. Para cada uma delas, potencialidades do GeoGebra são elencadas, destacando-se aquelas relacionadas à visualização, dinamicidade e múltiplas representações do problema estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

SILVA SOARES, D.; RODRIGUES NOTARE, M.; FARIA DE MORAES, M. Explorando uma colmeia: uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 151–160, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110213. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110213. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador