Aprendizagem das operações de adição e subtração baseada na Teoria dos Campos Conceituais

Genilson Gomes Corradi, Crediné Silva de Menezes

Resumo


A Teoria dos Campos Conceituais, concebida para favorecer a aprendizagem das operações de adição e subtração, tem encontrado barreiras na sua implantação. Realizamos um experimento em escolas da rede pública, usando um ambiente digital para apoiar o trabalho de professores e alunos no contexto do Campo Aditivo. Os resultados obtidos sinalizam melhorias nas aprendizagens dos alunos e na mediação dos professores. O experimento apontou ainda oportunidades para melhorias no ambiente.


Palavras-chave


Teoria dos Campos Conceituais. Campo aditivo. Ambiente digital.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110212

Direitos autorais 2021 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br