APA2I - Uma Arquitetura Pedagógica Aberta, Adaptativa e Inteligente para Construção Cooperativa de Conhecimento

Autores

  • Cristiano Biancardi PPGI/UFES
  • Juliana Cristina dos Santos de Andrade PPGI/UFES
  • Sidnei Santana PPGI/UFES
  • Crediné Silva de Menezes PPGIE/UFRGS, PPGI/UFES

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110211

Palavras-chave:

Arquitetura pedagógica, construção do conhecimento, cooperação, aprendizagem em rede, inteligência artificial.

Resumo

Este trabalho propõe uma Arquitetura Pedagógica para construção cooperativa do conhecimento, que fomenta a aprendizagem em rede, incentivando a interação e a crítica construtiva, e a mediação distribuída entre alunos e professor. Esta Arquitetura Pedagógica apresenta características inovadoras, por ser aberta, adaptativa e inteligente. Um experimento foi proposto e realizado a partir de um protótipo, que permitiu avaliar a efetividade da Arquitetura. Os resultados apresentaram-se promissores pelos bons níveis de aceitação dos atores envolvidos com relação aos indicadores avaliados, demonstrando a importância e relevância da abordagem proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

BIANCARDI, C.; CRISTINA DOS SANTOS DE ANDRADE, J.; SANTANA, S.; SILVA DE MENEZES, C. APA2I - Uma Arquitetura Pedagógica Aberta, Adaptativa e Inteligente para Construção Cooperativa de Conhecimento. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 131–140, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110211. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110211. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador