Indicadores de Evasão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem no contexto da Educação a Distância: Um Mapeamento Sistemático

Autores

  • Patricia Mariotto Mozzaquatro Chicon UNICRUZ/UNIJUI
  • Leo Natan Paschoal ICMC – USP
  • Fabricia Carneiro Roos Frantz UNIJUI

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110209

Palavras-chave:

Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Educação a Distância, Indicadores de Evasão.

Resumo

Um dos desafios das instituições de ensino é reduzir os altos índices de evasão em cursos na modalidade a distância. Este artigo tem como objetivo identificar na literatura os trabalhos de pesquisa sobre indicadores de evasão no contexto da educação a distância e a relação destes indicadores com recursos e dados de ambientes virtuais de aprendizagem. Um mapeamento sistemático foi conduzido, no qual foram examinados 22 estudos  primários. Os resultados obtidos revelam os principais indicadores de evasão no contexto da educação a distância, são eles: indicador comportamental, desempenho e demográfico. Os dados coletados pelos ambientes virtuais de aprendizagem, utilizados pelos indicadores, provêm de recursos como envio de tarefas, participação em fórum, interações em chat, respostas e interações em questionários, dentre outros.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

MARIOTTO MOZZAQUATRO CHICON, P.; NATAN PASCHOAL, L.; CARNEIRO ROOS FRANTZ, F. Indicadores de Evasão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem no contexto da Educação a Distância: Um Mapeamento Sistemático. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 111–120, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110209. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110209. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

Educação a distância