Avaliação Cooperativa: Uma alternativa didática para aprimorar a aprendizagem no ensino superior no Brasil

Autores

  • Giovanni Bohm Machado PPGIE UFRGS/UNISINOS
  • Roges Horacio Grandi PPGIE UFRGS
  • Leandro Krug Wives PPGIE UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110206

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, aprendizagem cooperativa, avaliação cooperativa.

Resumo

Este artigo apresenta um quase-experimento realizado em universidade gaúcha com a finalidade de investigar a avaliação cooperativa como recurso pedagógico formativo. Trata-se de uma investigação para um projeto de um plugin destinado à Plataforma Moodle capaz de automatizar o processo de correção, formação de grupos e a posterior análise de desempenho individuais e coletivas em avaliações ou questionários. A pesquisa foi aplicada para duas turmas da área de gestão e negócios no ano de 2019, onde foram comparadas a avaliação individual e a avaliação cooperativa. Os resultados indicaram maior eficácia da avaliação cooperativa e a percepção dos estudantes de que esse tipo de avaliação é mais justa do que a individual.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

BOHM MACHADO, G.; HORACIO GRANDI, R.; KRUG WIVES, L. Avaliação Cooperativa: Uma alternativa didática para aprimorar a aprendizagem no ensino superior no Brasil. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 79–90, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110206. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110206. Acesso em: 16 maio. 2022.

Edição

Seção

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador