Avaliação Cooperativa: Uma alternativa didática para aprimorar a aprendizagem no ensino superior no Brasil

Giovanni Bohm Machado, Roges Horacio Grandi, Leandro Krug Wives

Resumo


Este artigo apresenta um quase-experimento realizado em universidade gaúcha com a finalidade de investigar a avaliação cooperativa como recurso pedagógico formativo. Trata-se de uma investigação para um projeto de um plugin destinado à Plataforma Moodle capaz de automatizar o processo de correção, formação de grupos e a posterior análise de desempenho individuais e coletivas em avaliações ou questionários. A pesquisa foi aplicada para duas turmas da área de gestão e negócios no ano de 2019, onde foram comparadas a avaliação individual e a avaliação cooperativa. Os resultados indicaram maior eficácia da avaliação cooperativa e a percepção dos estudantes de que esse tipo de avaliação é mais justa do que a individual.


Palavras-chave


Avaliação da aprendizagem, aprendizagem cooperativa, avaliação cooperativa.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110206

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