Uso de métodos estatísticos e computacionais em pesquisas educacionais utilizando o Moodle: um Mapeamento Sistemático da Literatura

Eduardo Dalcin, Ilse Abegg, Paulo Ceretta

Resumo


Este estudo apresenta os resultados de um mapeamento sistemático da literatura, que buscou investigar o uso de métodos estatísticos e computacionais em pesquisas educacionais utilizando o Moodle, no âmbito nacional e internacional. Após a seleção dos estudos primários, foram analisados 59 trabalhos, os quais registraram as maiores frequências para o uso de medidas descritivas, algoritmo de aprendizado de máquina (Machine Learning) e estudos envolvendo as variáveis: aprendizagem, interação e interatividade. As contribuições mais citadas foram relacionadas com o acompanhamento de estudantes, aprendizado online e inovações tecnológicas nos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Como limitações registraram-se o aumento do número de variáveis e diferentes análises nos processos de interações. A pesquisa apresentou contribuições relevantes, principalmente para aperfeiçoar e (re)planejar metodologias de ensino a distância em momentos de distanciamento social .


Palavras-chave


Moodle, Algoritmo Computacional, Educação a Distância.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110205

Direitos autorais 2021 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br