Possibilidades e dificuldades na utilização do Google Sala de Aula: um estudo de caso em uma escola pública Brasileira

Marcileni dos Santos, Alício Rocha de Sousa Júnior, Leticia Rocha Machado, Simone Meister Sommer Bilessimo

Resumo


O objetivo deste estudo é identificar quais possibilidades e dificuldades foram encontradas quanto ao uso do ambiente virtual de aprendizagem Google Sala de Aula (Google Classroom) como recurso pedagógico. Este é um estudo de caso que realiza uma pesquisa aplicada na qual a abordagem denomina-se qualitativa. Para tanto, apresenta-se uma busca exploratória da literatura a fim de formar a base teórica, seguida de um instrumento de pesquisa aplicado aos 60 professores de uma escola pública do município de Torres, Rio Grande do Sul, dos quais 36 responderam (60%). Essa pesquisa foi realizada entre 28 de setembro e 03 de outubro de 2020, período em que o ensino ocorreu remotamente devido à pandemia do COVID-19. Em seguida, é feita a análise dos dados e a explanação dos resultados. Pode-se inferir que há algumas dificuldades na implementação do ambiente virtual de aprendizagem, como falta de acesso à Internet e despreparo de alunos e professores quanto a sua utilização. Em contrapartida há muitas possibilidades de diversificar o fazer pedagógico através do ambiente, trazendo dinamicidade e interatividade à sala de aula.


Palavras-chave


Ambiente virtual de aprendizagem. Google sala de aula. Possibilidades. Dificuldades.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110203

Direitos autorais 2021 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br