Implantação de Laboratório de Tecnologias como Espaço de Formação Profissional e Melhoria no Processo de Ensino-Aprendizagem de Ciência da Computação

Igor Medeiros Vanderlei, Rodrigo Gusmão de Carvalho Rocha, Jean Carlos Teixeira de Araújo, Mariel José Pimentel de Andrade, Anderson Fernandes de Alencar

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir a implantação de um laboratório multidisciplinar voltado para o desenvolvimento de tecnologias sociais. Para verificar as contribuições deste laboratório no processo de formação dos alunos e para a sociedade em geral, foi realizada uma pesquisa de levantamento e documental. As análises dos dados indicaram que as atividades desenvolvidas no laboratório incentivaram os entrevistados a permanecerem no curso, auxiliaram no aprendizado de conteúdos específicos e na inserção dos egressos no mercado de trabalho. Além disso, a variedade de sistemas produzidos no laboratório permitiu contribuir com diversos setores da sociedade cumprindo também o seu papel social.


Palavras-chave


Ensino-aprendizagem, laboratório multidisciplinar, formação profissional.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110192

Direitos autorais 2021 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br