Um Estudo Terciário Sobre o Ensino de Computação no Brasil

Leo Natan Paschoal, Pedro Henrique Dias Valle, Silvana M. Melo

Resumo


O ensino de computação tem ganhado espaço em conferências e períodicos brasileiros que envolvem tecnologias educacionais. Nesse contexto, têm sido discutidas abordagens e mecanismos para apoiar (i) iniciativas que visam desenvolver o pensamento computacional, (ii) movimentos que visam promover mulheres na computação e (iii) problemas que emergem no contexto de ensino de disciplinas de Computação. Nessa perspectiva, estudos secundários vêm sendo produzidos, com o propósito de sintetizar as contribuições já estabelecidas. Apesar disso, não há um panorama sobre quais os tópicos sobre o ensino de Computação já foram investigados, bem como os problemas inerentes a esses tópicos e suas soluções. Nesse sentido, este artigo aborda um estudo terciário, visando contribuir com essa temática, por meio de uma análise das evidêencias sobre os tópicos abordados em ensino de Computação, os principais problemas e soluções propostas.


Palavras-chave


Ensino de Computação, Revisão Sistemática, Estudo Terciário.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.106051

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