Ensino de Redes de Computadores Mediado por Tecnologias Educacionais: um Mapeamento Sistemático da Literatura

Alisson Emanuel Diniz Santos, Thiago Reis da Silva, Felipe Gonçalves dos Santos, Filipe Fontinele de Almeida, Julian Rodrigues Valério, Eduardo Henrique da Silva Aranha

Resumo


O ensino na área de Redes de Computadores, assim como em outras áreas da computação é de difícil entendimento para grande parte dos estudantes, sendo assim um desafio para os professores da área. Por outro lado, novas abordagens tecnológicas investigadas pela academia muitas vezes não chegam ao conhecimento dos professores e, consequentemente, às salas de aula. Visando levar este conhecimento a sociedade, este artigo apresenta os resultados de um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) que buscou investigar e identificar, em nível nacional, as principais tecnologias educacionais e estratégias pedagógicas utilizadas como mediadoras para o ensino de redes de computadores. Após a seleção dos estudos primários, foram analisados 36 estudos, os quais indicaram que Ferramentas e Jogos são as abordagens mais utilizadas. Os resultados ainda apresentam a baixa aplicação de métodos empíricos como meio de avaliação dos resultados obtidos pelas pesquisas desenvolvidas.


Palavras-chave


Redes de Computadores, Tecnologias Educacionais, Mapeamento Sistemático da Literatura.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.106043

Direitos autorais 2020 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br